Passeio Diferente · Uncategorized · Washington DC

National Museum of American History

Uma grata surpresa, esse museu tem como foco a história da vida americana, o passado dos EUA e nos mostra com total clareza o tamanho da influência exercida no resto do mundo.

O museu se propõe a contar a história americana e o faz com maestria através de exposições dos mais variados tipos de artefatos antigos de elevada importância histórica, como a cartola que Abraham Lincoln usava quando foi assassinado, bem como nos presenteia com um passeio no túnel do tempo ao rever artefatos que influenciaram e se tornaram simbolos de muitas gerações.

img_6189
George Washington Statue – o primeiro monumento dedicado ao presidente americano. O artista que esculpiu a estátua, tinha em mente a idéia de que o presidente americano era a perfeita representação da liberdade. Porém, quando a estátua foi apresentada gerou muitas críticas e polêmica por conta dos trajes. Após várias movimentações, a estátua passou a fazer parte do acervo do Instituto Smithsonian e hoje pode ser vista em um dos halls do Museu Nacional da História Americana. O simbolo mais importante na estátua é a espada de George Washington, na mão esquerda. Representa a entrega do poder ao povo após a liderança na vitória da Guerra da Independência Americana. A estátua também faz parte de uma das conspirações presentes no livro de Dan Brown, “O Simbolo Perdido”, onde relata-se que a mão em riste da estátua tem uma representação divina e esse teria sido o real motivo para sua remoção tanto de dentro do Capitólio, quanto de seus jardins.

 

O prédio, que está localizado no National Mall, está dividido em três andares e cada andar é dividido por setores: leste, oeste e centro. No primeiro andar, o foco fica na inovação e criatividade, transporte e tecnologia e é nessa seção que sentimos como tudo isso nos influencia até hoje.

No segundo andar, além da história americana, há uma exposição temporária sobre a influência africana na história americana. A idéia é que o acervo seja exposto no National Museum of African American History  com inauguração prevista para 24/09/2016. Nessa exposição é possível ver artefatos como vestuário, muitas fotos antigas e representações da incrível influência cultural e musical.

O terceiro andar é dedicado aos presidentes e suas esposas, é possível ver objetos pessoais, porcelanas oficiais de cada presidente, os vestidos que cada primeira dama usou na posse e em outras datas importantes. Nesse andar também temos as lembranças da guerra, a luta pela liberdade e o preço que se paga por ela.

 

img_6193
Porcelanas oficiais de cada presidente. É uma tarefa da primeira dama escolher as cores e desenhos que estarão presentes na porcelana oficial.
img_6192
Vestido, jóias e sapatos utilizados por Michelle Obama no dia da posse do primeiro mandato.

O museu nos agradou bastante. Foi interessante ver a reação dos pequenos ao perceberem  que os computadores já foram bem menos portáteis e que o celular não existia e que a vida não era facilitada pela tecnologia. Por isso recomendamos que você inclua essa visita no seu roteiro.

Informações úteis:

EndereçoConstitution Avenue, NW entre a 12th and 14th Streets Washington, D.C.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente de 10:00 às 17:30, exceto em 25 de dezembro.

Site Oficial

Mapa do Museu

O museu conta com WiFi grátis e lojas em cada um dos três andares. Lembramos que a admissão é gratuita e toda a venda de produtos em cada um dos museus do instituto Smithsonian é revertida para projetos educacionais mantidos pela instituição.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s